1 – Design responsivo
Como os celulares são mais acessíveis do que computadores, a maioria do tráfego de websites vem do mobile. Além disso, o Google penaliza sites que não são responsivos!
Sendo assim, para que o site seja agradável para o usuário e apareça nas pesquisas do Google, é essencial que ele seja responsivo.
Para isso, estude sobre media queries, breakpoints, viewports, flexbox e CSS Grid!
2 – SEO Otimizado
Quem não é visto, não é lembrado! Portanto, certifique-se que o SEO do site que você está construindo esteja bem otimizado:
- Adicione meta tag de descrição
- Utilize URLSs Amigáveis
- Configure corretamente as tags de título (h1, h2, etc) com as devidas palavras chaves
- Adicione palavras chaves em todos os atributos alt e title de imagens e/ou links.
3 – Navegação simples
Uma das coisas mais importantes de um site é a navegação.
Dessa forma, você deve diminuir ao máximo o esforço que o usuário precisa fazer para encontrar o que ele precisa.
Isso inclui:
- deixar bem visível o campo de pesquisa do site
- Alinhar corretamente os elementos (margin, padding, width, etc), com espaçamentos uniformes e bem definidos
Além disso, evite páginas muito grandes, pois os usuários em geral não gostam de rolar para baixo.
4 – Adicione um blog
O blog é a melhor forma de atrair pessoas e acessos orgânicos a um site.
Isso porque, quanto mais páginas indexadas no Google, mais o site aparecerá nas pesquisas.
Dessa forma, você pode fazer um blog onde serão postados artigos relevantes e com conteúdos relacionados ao negócio e a empresa.
Por fim, outra vantagem do blog, é que falar sobre assuntos relacionados a empresa irá gerar autoridade da marca.
5 – Meça os resultados
Em hipótese alguma faça um site que não tenha a possibilidade de mensurar os resultados!
Colete dados com Google Analytics, Facebook Pixel, entre outras ferramentas.
Com esses dados, será possível identificar as dores dos usuários e tomar decisões mais acertivas sobre o negócio e sobre campanhas de marketing!